Saiba qual a região vinhateira mais cara em Portugal

As mudanças climáticas já estão a influenciar o mercado mundial das propriedades vitivinícola, com algumas regiões a verem os seus preços a subir, em detrimento de outras. Portugal não é exceção e, neste cenário, é a região do Douro e dos vinhos Verdes que vêm os preços das terras a subir mais. Esta é uma…
ebenhack/AP
A região de Barolo, em Itália, é a mais cara do mundo para a produção de vinho. Em Portugal, é na região do Douro e dos vinhos Verdes onde se paga a peso de ouro o hectare de vinha.
Negócios

As mudanças climáticas já estão a influenciar o mercado mundial das propriedades vitivinícola, com algumas regiões a verem os seus preços a subir, em detrimento de outras. Portugal não é exceção e, neste cenário, é a região do Douro e dos vinhos Verdes que vêm os preços das terras a subir mais. Esta é uma das conclusões do ‘The Wealth Report’, um estudo anual produzido pela Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela e Penalva, que avalia o preço por hectare das regiões vinhateiras mais caras do mundo como Barolo, em Itália, e Bordéus.

De acordo com a Quintela e Penalva I Knight Frank, em Portugal, tem havido uma elevada procura por quintas no Douro e na região dos Vinhos Verdes, ainda que os valores por hectare estejam longe dos preços praticados nas regiões mais famosas do mundo. O sócio fundador da Quintela e Penalva, Carlos Penalva, detalha que “dependendo da localização e do património edificado associado o valor por hectare nestas regiões varia muito. Pode ir dos 10 mil euros aos 30 ou 40 mil euros por hectare”.

O The Wealth Report revela que já não é a região de Champanhe, em França, mas sim a região de Barolo, em Itália onde se paga a peso de ouro o hectare de vinha. A região vitivinícola italiana conquistou o estatuto de mais cara do mundo, cujo preço por hectare ronda os 2 milhões e 80 mil dólares, registando uma subida de preço, em 2024 de 5%.

A famosa região de Bordéus, Margaux, (em França) surge em segundo lugar, sendo que o hectare custa 1 milhão e 250 mil dólares (caiu 4%), em terceiro lugar está a região de Rutherford, em Napa Valley, nos Estados Unidos com o preço de um hectare a custar 1 milhão e 200 mil dólares (mantendo-se o preço estável no ano passado).

Já na região de Champanhe, em França, um hectare de vinha custa em média 1 milhão e 40 mil dólares e já não é a região francesa de produção de vinha mais cara (está no quinto lugar mundial), tendo ainda à frente a região de Burgundy/ Côte de Nuits, com o preço a rondar 1 milhão e 90 mil dólares por hectare.

O mesmo estudo antecipa que “a região do Loire, no sul da Borgonha e Beaujolais, onde o clima está a tornar-se mais propício à produção de vinho, é já considerada um das zonas de futuro para a produção de vinho em França”.

Mais Artigos