Em 1977, depois de ter tentado comprar lingerie para a sua mulher e não ter encontrado nada que gostasse, Roy Raymond decidiu abrir a sua própria loja. Apesar de ter conseguido abrir mais alguns espaços pelo caminho, o negócio acabou por não correr da melhor forma e esteve perto de abrir falência. Até que em 1982, Leslie Wexner comprou a Victoria’s Secret por cerca de 1 milhão de dólares e mudou a fórmula usada pelo antigo proprietário: em vez de desenhar a marca de forma a atrair os homens a comprar para as suas mulheres, iria colocar a mulher como público alvo.
Mais tarde chegaram os desfiles. Falar em supermodelos é falar de nomes como Naomi Campbell, Tyra Banks, Gisele Bündchen, Adriana Lima ou Alessandra Ambrósio. E a todas elas é possível chamar de “Angels” também, uma vez que todas já desfilaram no Victoria’s Secret Fashion Show. A era ‘Angels’ começou oficialmente no final dos anos 90 e continuou até 2019, altura em que a VS decidiu fazer mudanças na marca.
Ou melhor: na altura em que a marca se viu obrigada, dada a opinião pública, a fazer um rebranding.
As vendas da marca começaram a diminuir em 2018. De acordo com a CNBC, as vendas passaram de 8,1 mil milhões de dólares em 2018 para 7,5 mil milhões de dólares em 2019. No ano seguinte, a queda foi ainda maior, para 5,4 mil milhões de dólares. O motivo prende-se com a pouca atenção que a marca deu ao tema da inclusão.
Em 2019, com o cancelamento do desfile, terminou também a associação da marca às ‘Angels’ e começou uma fase em que, segundo o website da marca, o objetivo passa por defender as mulheres de todo o mundo. O grupo de embaixadoras inclui nomes como Priyanka Chopra Jonas, Bella Hadid, Hailey Bieber, Megan Rapinoe e Naomi Osaka.
E seis anos depois do último desfile, regressa o Victoria’s Secret Fashion Show.
Quando e onde é o desfile?
O desfile regressa a Nova Iorque e está marcado para esta terça-feira, 15 de outubro. Ao contrário do que costumava acontecer – quando o desfile era gravado duas vezes e editado antes de ser transmitido – este ano será tudo em direto, a partir da meia noite, em Portugal.
Como ver?
O desfile vai ser transmitido nas redes sociais da Victoria’s Secret: Instagram, Youtube e TikTok. Além disso, estará também disponível na Prime Video.
Que modelos estarão no desfile?
Apesar de não se conhecer o line-up completo do desfile, alguns nomes já foram confirmados. A grande surpresa é o regresso de Tyra Banks, mas estão também confirmados nomes como Adriana Lima, Barbara Palvin, Jasmine Tookes, Behati Prinsloo, Ashley Graham, Gigi Hadid, Imaan Hammam, Candice Swanepoel, Grace Elizabeth, Devyn Garcia, Paloma Elsesser, Taylor Hill e Mayowa Nicholas.
Até ao momento ainda nada foi confirmado em relação a um possível regresso das modelos portuguesas que já participaram no desfile, como Sara Sampaio, que era uma das angels, e Isilda Moreira.
Quem vai atuar?
Também na música o desfile continua entregue apenas às mulheres. A primeira artista a ser confirmada foi Cher, seguida por Tyla e Lisa.
Vai haver pink carpet?
Sim e será transmitida em direto nas redes sociais da marca. Meia hora antes do desfile, será possível acompanhar a chegada de todas as celebridades convidadas.