Segunda edição do Visa Innovation Program Europe arranca com 3 fintechs portuguesas

O Visa Innovation Program Europe (VIPE), edição conjunta entre Portugal e Espanha, acaba de anunciar as novas fintechs selecionadas para 2024. Este programa de colaboração, que impulsiona fintechs inovadoras, voltará a ligar um ecossistema diversificado de empreendedores à Visa e à sua rede global de parceiros (em mais de 200 países), com o objetivo de…
ebenhack/AP
Fintechs escolhidas trabalharão com a Visa, Hackquarters e a portuguesa Fintech House Solutions e as suas redes de parceiros. O objetivo é ajudar estas fintechs a escalar e internacionalizar-se.
Economia

O Visa Innovation Program Europe (VIPE), edição conjunta entre Portugal e Espanha, acaba de anunciar as novas fintechs selecionadas para 2024. Este programa de colaboração, que impulsiona fintechs inovadoras, voltará a ligar um ecossistema diversificado de empreendedores à Visa e à sua rede global de parceiros (em mais de 200 países), com o objetivo de fomentar a inovação no setor financeiro e de pagamentos.

De um total de 115 candidaturas recebidas de 25 países, foram selecionadas oito empresas fintech para esta nova edição em que, no caso de Portugal, o programa é desenvolvido com a Hackquartes e a Fintech House. As oito fintechs são: Data4Deals, Lemonero, Orama, Paynest, Shakers, Sharpei, Starkdata e Uelz.

As fintechs escolhidas demonstraram conhecimento, ambição de crescimento e modelos de negócio com potencial de escalabilidade internacional.

Durante o programa, estas empresas terão a oportunidade de contribuir para impulsionar as experiências de pagamento da próxima geração, ao mesmo tempo que tiram vantagem da Inteligência Artificial (IA), capacitam empresas e PME, criam novos canais de pagamento e constroem um futuro mais sustentável e inclusivo.

As oito fintechs selecionadas, três das quais portuguesas, para o Visa Innovation Program Europe 2024 Portugal e Espanha são:

  • Data4Deals (Portugal): A Data4Deals utiliza os dados para perceber as preferências e comportamentos dos clientes e ajuda as instituições financeiras na personalização da experiência do cliente (recompensas personalizadas baseadas em cartões e monetização de dados transacionais).
  • Paynest (Portugal): A Paynest é uma solução tudo-em-um, uma plataforma flexível de pagamento de salários, criada a pensar no bem-estar financeiro das empresas e dos seus colaboradores.
  • Starkdata (Portugal): A Starkdata é uma empresa que desenvolveu um framework de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) responsável, focado na gestão de informações úteis dos ciclos de vida dos clientes.
  • Lemonero (Rep. Checa): Solução baseada em IA para PSPs (Payment Service Provider), comércio eletrónico e mercados, que disponibiliza adiantamentos em numerário e gestão financeira através de chatbot com IA a PME subfinanciadas.
  • Orama (Espanha): Software como um serviço (SaaS) para previsão e controlo de tesouraria para uma tomada de decisões baseadas em dados.
  • Shakers (Espanha): Plataforma que ajuda as empresas a enfrentar desafios tecnológicos através do desbloqueamento de talentos flexíveis em escala.
  • Sharpei (EUA): O software da Sharpei simplifica a oferta de opções flexíveis, como alugueres, subscrições e leasing-to-own no checkout, promovendo o comércio circular.
  • Uelz (Espanha): Developers da primeira API de automatização de faturação para empresas com receitas recorrentes.

O programa de inovação da Visa é uma plataforma de colaboração e aceleração para fintechs com ideias disruptivas – e tem o objetivo impulsionar a inovação no setor financeiro e de pagamentos.

Mais Artigos