Seguros: Liberty é vendida à Generali por 2,3 mil milhões de euros

Depois de o grupo norte americano Liberty Mutual ter vendido as operações na América Latina, concretiza agora a venda da empresa em Portugal, Espanha e Irlanda. O preço acordado foi bem acima do previsto inicialmente, atingindo o valor de 2,3 mil milhões de euros, a pagar pela Generali, grupo de origem italiana, detentor da marca…
ebenhack/AP
Depois das operações na América Latina, a Liberty Mutual vende agora as divisões portuguesa, espanhola e irlandesa da Liberty Seguros. Negócio está sujeito à aprovação das autoridades regulatórias.
Economia Negócios

Depois de o grupo norte americano Liberty Mutual ter vendido as operações na América Latina, concretiza agora a venda da empresa em Portugal, Espanha e Irlanda. O preço acordado foi bem acima do previsto inicialmente, atingindo o valor de 2,3 mil milhões de euros, a pagar pela Generali, grupo de origem italiana, detentor da marca Tranquilidade no mercado nacional. Na corrida estava ainda a alemã Allianz, a Zurich e a espanhola GCO.

Este acordo de venda engloba apenas a operação seguradora direta nestes três países, deixando de fora do bolo a Liberty Speciality Markets, Liberty Mutual Surety, Liberty IT e Hughes Insurance.  A Liberty Seguros era a maior negócio da empresa fora dos Estados Unidos, com receitas na ordem dos 1,2 mil milhões e cerca de 1.700 colaboradores.

O grupo Generali amplia assim as suas operações na Europa, entrando no segmento Não Vida, na Irlanda, onde ainda não tinha presença, e em Portugal reforça no segmento automóvel, casa e acidentes de trabalho.

Em comunicado, a empresa avança que esta transação está sujeita à aprovação das entidades regulatórias, sendo que o valor final poderá também ter alguns ajustamentos. A sua concretização foi entregue ao Bank of America.  

Com esta aquisição, o grupo Generali vai ampliar as suas operações na Europa, entrando no segmento Não Vida, na Irlanda, onde ainda não tinha presença, e em Portugal vai possibilitar o reforço no segmento automóvel, casa e acidentes de trabalho. Já na Espanha, o grupo tem a ambição de se tornar num dos maiores operadores do mercado segurador, reforçando o seu posicionamento.

Presente em Portugal desde 2003, a Liberty Seguros tem cerca de 5.600 intermediários nos três mercados. Espanha tem sido a sua principal aposta.

Mais Artigos