Setor automóvel europeu une-se na aliança “Automotive Mobility Europe” para ganhar voz

A indústria automóvel europeia não está a viver dias fáceis. Entra já a dia 2 de abril a tarifa de 25% imposta nos Estados Unidos à importação de automóveis. Este mercado continua a ser o principal destino da produção automóvel europeia, atingindo, em 2024 cerca de 50,9 mil milhões de euros, segundo dados da Eurostat.…
ebenhack/AP
Várias associações europeias do setor automóvel, entre elas a portuguesa ARAN, liderada por Rodrigo Ferreira da Silva, unem-se numa aliança estratégia que visa promover o crescimento do setor, a sustentabilidade e a inovação de serviços automóveis e de mobilidade.
Negócios

A indústria automóvel europeia não está a viver dias fáceis. Entra já a dia 2 de abril a tarifa de 25% imposta nos Estados Unidos à importação de automóveis. Este mercado continua a ser o principal destino da produção automóvel europeia, atingindo, em 2024 cerca de 50,9 mil milhões de euros, segundo dados da Eurostat. A Alemanha foi o maior exportador para aquele país, tendo arrecadado cerca de 64% do valor total, seguido da Itália e da Suécia.

A União Europeia está já a preparar-se para as tensões comerciais com a nova administração da Casa Branca, e os privados preparam como podem. Apesar de Portugal não estar diretamente exposto às tarifas impostas pelos Estados Unidos, poderá vir a enfrentar o efeito dominó na economia.

Foi com a necessidade premente de ter uma voz ativa que associações desta indústria se uniram numa aliança que tem como objetivo defender os interesses do ecossistema de serviços e de mobilidade de toda a Europa, nomeadamente os interesses dos concessionários europeus e das oficinas independentes e franchisadas.

“Lançamos esta iniciativa porque os serviços automóvel e de mobilidade, desde concessionários até às oficinas independentes, desempenham um papel essencial na economia e no cenário de mobilidade da Europa”, dizem os responsáveis da nova aliança. 

A Automotive Mobility Europe nasceu a 20 de março último em Amesterdão e conta com a participação de uma associação portuguesa, a ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, liderada por Rodrigo Ferreira da Silva,  entre as fundadoras. Além da associação portuguesa, fazem ainda parte desta nova aliança associações oriundas da Finlândia, da Dinamarca, dos Países Baixos, da Espanha, da França, da Bélgica e da Alemanha.

A organização anuncia em comunicado que está empenhada em representar os interesses das empresas no setor de comércio e serviços, garantindo uma concorrência leal, acesso ao mercado e apoio para as pequenas e médias empresas que operam neste setor vital. “Ao criar esta aliança europeia, fundada pelas principais associações nacionais em toda a Europa, os membros comprometem-se a trabalhar para influenciar as decisões legislativas, promover o crescimento do setor, a sustentabilidade e a inovação de serviços automóveis e de mobilidade”, pode ler-se no comunicado.

Foram eleitos co-presidentes da nova entidade Havier Horent, da Mobilians e Kurt-Christian Scheel, da ZDK. “Lançamos esta iniciativa porque os serviços automóvel e de mobilidade, desde concessionários até às oficinas independentes, desempenham um papel essencial na economia e no cenário de mobilidade da Europa. Essas atividades representam mais da metade de todos os empregos no setor automóvel no continente. No entanto, as suas vozes são frequentemente negligenciadas nas discussões políticas”, dizem os responsáveis.

“Keep Europe Moving”, é a palavra de ordem da nova aliança

A nova aliança europeia estabeleceu vários objetivos para a sua atividade, que vai promover sob o slogan “Keep Europe Moving”. Em primeiro lugar, a defesa dos interesses do setor, realizando ações coordenadas com instituições europeias e nacionais para promover um quadro regulatório favorável. Por outro lado, defendem a partilha de boas práticas, como incentivo à cooperação e troca de experiências para melhorar a qualidade do serviço e a competitividade. Formação, inovação, e o compromisso ambiental são mais alguns dos pontos chave a ter em conta na sua fundação.

A Automotive Mobility Europe pretende ainda ter maior representação internacional, aumentando a visibilidade do setor através da participação ativa em grandes eventos do setor. Além da ARAN, são membros fundadores da aliança associações como a AKL, da Finlândia, a AutoBranchen, da Dinamarca, a BOVAG, dos Países Baixos, a GANVAM, da Espanha, a Mobilians, da França, a Traxio, da Bélgica e a ZDK, da Alemanha.

Mais Artigos