Software português vai seguir para o espaço

Parte da equipa do Reino Unido do grupo da tecnológica portuguesa Critical Software recebeu a tarefa de verificação e validação independente de software para o módulo de habitação International Habitat (I-Hab) da estação espacial Gateway. A consignação deste projeto insere-se no programa Artemis da NASA e na colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), visando…
ebenhack/AP
O projeto da Agência Espacial Europeia e da japonesa Jaxa de construção do módulo de habitação (I-Hab) para a estação espacial Gateway tem o envolvimento da portuguesa Critical Software.
Empreendedores Negócios

Parte da equipa do Reino Unido do grupo da tecnológica portuguesa Critical Software recebeu a tarefa de verificação e validação independente de software para o módulo de habitação International Habitat (I-Hab) da estação espacial Gateway.

Módulo I-Hab. IMAGEM: ESA

A consignação deste projeto insere-se no programa Artemis da NASA e na colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), visando a colocação de uma estação espacial em órbita da Lua.

Rodrigo Pascoal, Gestor de Desenvolvimento de Negócio, na Critical Software, refere que “o I-Hab é para a Critical Software um voto de confiança por parte da ESA, com quem desenvolvemos o handbook de Independent Software Validation and Verification (ISVV)”.

O Gateway, estação espacial da qual o módulo I-Hab faz parte, estará em órbita e servirá de apoio à Artemis Base Camp na Lua, projeto que resulta de uma parceria entre a NASA (EUA), a ESA (UE) e a JAXA (Japão).

O módulo I-HAB é um dos componentes da Gateaway. IMAGEM: ESA

Em novembro de 2022 foi lançado o módulo Orion, que será responsável por transportar astronautas, providenciar apoio de emergência e sustentar a tripulação durante a viagem.

O lançamento para órbita dos astronautas está previsto para 2026 ou 2027.

Devido à sua órbita elíptica, o Gateway estará perto da Lua e da Terra, com a particularidade de facilitar a passagem de astronautas e de matérias essenciais. Servirá ainda de base para futuras missões, uma vez que ficará à distância de cinco dias da Terra.

Neste módulo, será possível conduzir experiências, dentro e fora do espaço. No exterior, o I-Hab vai incluir pontos de conexão para o braço robótico do Gateway que por sua vez vai permitir a exploração da superfície da lua à distância.

A Critical Software, que há 25 anos começou a sua atividade no setor aeroespacial, tem vindo a desenvolver projetos nesta área através da participação em vários projetos dedicados a limpar detritos espaciais, em colaboração com a empresa ClearSpace ou mesmo pela contribuição no projeto Mars Sample Return da ESA, que visa devolver à Terra amostras de solo da superfície de Marte.

Mais Artigos