Start-up nacional de cibersegurança vai ser acelerada em programa europeu

A Ethiack, start-up sediada em Coimbra e criada por “hackers éticos” portugueses especializados em cibersegurança, lançou no mercado mundial uma plataforma automática de testes de segurança às empresas e identificação de vulnerabilidades ao nível dos seus sistemas informáticos. Esta plataforma pretende responder à necessidade das empresas, “em particular as PMEs, que não dispõem ainda de…
ebenhack/AP
Startup portuguesa da área da segurança informática, Ethiack, foi selecionada para participar numa aceleradora europeia de cibersegurança, em Itália, lado-a-lado com start-ups de nove países.
Tecnologia

A Ethiack, start-up sediada em Coimbra e criada por “hackers éticos” portugueses especializados em cibersegurança, lançou no mercado mundial uma plataforma automática de testes de segurança às empresas e identificação de vulnerabilidades ao nível dos seus sistemas informáticos.

Esta plataforma pretende responder à necessidade das empresas, “em particular as PMEs, que não dispõem ainda de equipas próprias ou contratadas para a deteção das fragilidades dos seus sistemas”, explicam os fundadores da satrt-up.

Durante um mês, a partir do momento de registo no site da Ethiack, as empresas aderentes poderão obter um relatório completo que agrega a descrição das suas vulnerabilidades e a sua severidade, incluindo guias para a mitigação dos problemas, e uma reunião de trabalho para esclarecimento de dúvidas e procedimentos.

De acordo com a ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, os ataques às PME representavam 17% de todos os ciberataques em 2022, contra apenas 1% em 2021.

Fundada por André Baptista e Jorge Monteiro, pioneiros na área da cibersegurança em Portugal, a equipa da Ethiack é composta por um grupo de “hackers éticos” reconhecidos internacionalmente com vários prémios e preocupados com os perigos do ciberespaço e o aumento exponencial do cibercrime.

A equipa desenvolve a sua atividade assente na convicção de que a única maneira de providenciar um serviço eficaz e acessível a todas empresas, sobretudo para as PME, passa por combinar Inteligência Artificial e humana numa relação simbiótica para identificar as vulnerabilidades dos sistemas, para que possam ser resolvidas proativamente.

“Na prática, a Ethiack criou uma solução de segurança ofensiva, que deteta vulnerabilidades e permite mitigar de forma preventiva os riscos associados ao cibercrime”, aponta André Baptista.

De acordo com André Baptista, fundador da Ethiack, e a quem já chamaram “O Cristiano Ronaldo da cibersegurança” por ter sido considerado o hacker mais valioso do mundo numa competição internacional e por ser o treinador da seleção nacional de cibersegurança que participa recorrente no Campeonato Europeu da Cibersegurança “a segurança informática também se constrói de forma criativa e esse é, sem dúvida, o papel dos hackers éticos, uma espécie de lado ‘bom da força’, que ajuda as pessoas e as empresas a estarem protegidas neste mundo cada vez mais digital”.

Acelerador Startup Wise Guys escolhe Ethiack para programa híbrido de 5 meses

Financiado pelo banco de investimento italiano, CDP (Cassa Depositi e Prestiti), e pelo fundo de investimento Startup Wise Guys, a aceleradora Xcelerator é um programa híbrido de 5 meses conduzido por mentores que já está a acontecer Milão e Cosenza (Itália).

As 7 startups escolhidas para este programa, entre as quais a Ethiack (a única portuguesa), vão ser aceleradas através de um programa híbrido de cinco meses, que inclui um investimento de 78 mil euros para cada startup, e que poderá ser amplificado em função do desempenho que tiverem.

A avaliação será feita por peritos de empresas e entidades relevantes como o centro de pesquisa da NTT DATA, da Universidade da Calábria, da Leonardo, uma empresa do sector aeroespacial líder global em defesa e segurança, bem como a Italgas, uma importante empresa italiana de distribuição de gás.

O Xcelerator está focado principalmente em vendas e crescimento, com uma componente de apoio às startups para se posicionarem para levantarem a próxima ronda de financiamento.

Mais Artigos