Tabaqueira investe em nova central fotovoltaica em Sintra

A construção da nova central fotovoltaica da Tabaqueira, em Albarraque, já arrancou. A subsidiária da Philip Morris International em Portugal anunciou que o novo investimento de 3,4 milhões de euros está integrado no Programa Energético e Ambiental e reforça o compromisso do grupo para com a sustentabilidade e a competitividade da sua operação em Portugal.…
ebenhack/AP
A Tabaqueira lançou a obra para construir um novo parque fotovoltaico avaliado em 3,4 milhões de euros e que permitirá gerar 40% da energia consumida pela fábrica em Albarraque.
Negócios

A construção da nova central fotovoltaica da Tabaqueira, em Albarraque, já arrancou. A subsidiária da Philip Morris International em Portugal anunciou que o novo investimento de 3,4 milhões de euros está integrado no Programa Energético e Ambiental e reforça o compromisso do grupo para com a sustentabilidade e a competitividade da sua operação em Portugal.

O novo parque, com uma área de 50.000m2 e composto por quase oito mil painéis fotovoltaicos, terá uma capacidade produtiva de 5,1 MWp, permitindo gerar 40% da eletricidade total que a fábrica da Tabaqueira consome por ano. De acordo com a Tabaqueira esta aposta vai reduzir a dependência de fontes externas de energia, mitigando a pegada carbónica em 1.300 toneladas anuais de CO2. E lembra que, desde 2019, já investiu 13 milhões de euros em diversos projetos e iniciativas de melhoria da eficiência energética e industrial da sua operação.

O diretor-geral da Tabaqueira, Marcelo Nico, sublinha que “este novo investimento em Portugal demonstra o compromisso sério que temos para com o País. Estamos a falar de uma fábrica que permite posicionar-nos como o oitavo maior exportador nacional e que é o ponto central de uma cadeia de valor muito ampla, que impacta cerca de 50 mil pessoas em todo o território”. Marcelo Nico garante que a sustentabilidade está no centro da atuação da subsidiária e realça que “enquanto agente empresarial do setor privado, que temos o desígnio de liderar a mudança rumo a um futuro melhor. Este investimento é mais um passo nesse desígnio”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta marcou presença na cerimónia de lançamento da obra do novo parque fotovoltaico, onde decorreu ainda a assinatura do protocolo de doação de bicicletas elétricas ao Bairro da Tabaqueira.

Mais Artigos