Numa população mundial que já ascende a 8,2 mil milhões de pessoas, mais de 5,78 mil milhões têm uma subscrição de serviços de telemóvel, o que representa cerca de 70,5% do total. E o uso da internet acompanha estes números, pois cerca de 5,56 mil milhões de pessoas são utilizadores deste serviço, segundo os dados apresentados no relatório Digital 2025: Global Overview Report. Este research mostra ainda que o número de utilizadores da internet cresceu 136 milhões, ou seja, 2,5%, durante o ano de 2024.
Porém, a análise da plataforma Stocklytics a este relatório revela que a tecnologia Android gerou 73,5% do tráfego da internet móvel, no último mês de 2024, o que representou um crescimento de 3% face ao período homólogo do ano anterior, o maior aumento registado desde 2015. É também a segunda maior quota de mercado do Android numa década, ficando apenas abaixo dos 75,16% registados em 2018.
Há mais de uma década que as duas tecnologias lutam pelo domínio do mercado, procurando inovações que as possam manter no topo do ranking, ultrapassando outros sistemas operativos móveis.
A tecnologia IOS tem mais sucesso em fazer atualizações aos seus utilizadores, a Android, de código aberto, permite modificações neste sistema operativo, aumentando o número de dispositivos disponíveis no mercado.
Porém o domínio do Android tem-se mantido estável face ao IOS, que é exclusivo para utilizadores dos dispositivos Apple. As estatísticas mostram que o IOS atingiu uma quota de tráfego na internet móvel de 26% no mesmo mês, ou seja, três vezes menos do que o Android. A Samsung ocupa o terceiro lugar com uma quota de apenas 0,31%, seguida do KaiOS (0,03%) e do Linux/Windows, com 0,01%
Enquanto o IOS tem tido mais sucesso em atualizar os seus utilizadores, a abordagem de código aberto do Android, que permite que vários fabricantes modifiquem e implementem o sistema operativo, tem alimentado uma explosão de dispositivos com Android.
Android ganha terreno até no principal mercado da Apple
A análise da Stocklytics mostra que o Android ganha terreno mesmo no mercado norte-americano, liderado pela Apple. E explica: embora o iOS ainda seja responsável pela maior parte do tráfego da internet móvel nos Estados Unidos, registando 57,7% no mês passado, isto representa uma queda de 3,5% em relação ao ano anterior. Por outro lado, a quota de mercado do Android nos Estados Unidos aumentou 3,7% no mesmo período, atingindo agora 42%, mostrando que tem vindo a conquistar utilizadores.
Também o mercado europeu continua a ser dominado pelo Android, tendo os equipamentos com esta tecnologia gerado 65,6% do tráfego da internet em dezembro de 2024.
O principal fator para estes números está no crescimento de fabricantes chineses de smartphones, que coloca a Ásia como o principal mer4cado para a tecnologia Android, gerando mais de 80% do tráfego total de dezembro último. Também o mercado europeu continua a ser dominado pelo Android, já que os equipamentos com esta tecnologia geraram 65,6% do tráfego da internet na região, no período em análise.