Todos os vizinhos do presidente: os bilionários e celebridades que vivem perto de Mar-A-Lago

No alvorecer da era Trump 2.0, Palm Beach é mais uma vez o centro do universo político dos Estados Unidos. Eis um olhar sobre as estrelas do rock, os políticos e os grandes empresários que são vizinhos do 45º e 47º presidente norte-americano. Mar-a-Lago estava em polvorosa na noite das eleições, com Donald Trump a…
ebenhack/AP
Imobiliário Líderes

No alvorecer da era Trump 2.0, Palm Beach é mais uma vez o centro do universo político dos Estados Unidos. Eis um olhar sobre as estrelas do rock, os políticos e os grandes empresários que são vizinhos do 45º e 47º presidente norte-americano.

Mar-a-Lago estava em polvorosa na noite das eleições, com Donald Trump a contar os seus votos a partir do seu salão de baile dourado, ladeado por Tucker Carlson, o chefe da UFC Dana White e Elon Musk. Também a festejar com Trump estavam vários dos seus vizinhos, incluindo a pessoa mais rica da Austrália, a magnata mineira Gina Rinehart (património líquido: 30 mil milhões de dólares), que pagou 66 milhões de dólares em 2022 por uma mansão mesmo ao lado, e Steve Wynn, o bilionário dos casinos (3,7 mil milhões de dólares) que desembolsou 13 milhões de dólares em dezembro por uma propriedade de dois mil metros quadrados do outro lado da água de Mar-a-Lago.

Palm Beach, na Florida, tem sido um paraíso para os mais ricos da América desde que o magnata da Standard Oil, Henry Flagler, construiu a Florida East Coast Railway na década de 1890 e construiu o icónico hotel Breakers. A cidade exclusiva – população a tempo inteiro: 9.200 habitantes – seduziu uma série de notáveis, incluindo os Vanderbilt, os Kennedy e Sylvester Stallone, com a sua mistura inebriante de sol, areia e impostos baixos. Há menos de 2.500 casas na cidade, apenas uma fração com uma cobiçada vista para o mar.

Dezenas de doadores de topo dos partidos políticos americanos, incluindo o Republicano, têm casas neste terreno de 25 km da costa da Florida, bem como amigos de Trump, tanto antigos (o antigo embaixador do Reino Unido e coproprietário dos NY Jets, Woody Johnson, o ex-secretário do Comércio, Wilbur Ross), como recentes. O mediático Dr. Mehmet Oz, nomeado por Trump para supervisionar o Medicare e o Medicaid, tem uma casa na zona. O mesmo acontece com John Phelan (nomeado para secretário da Marinha) e Todd Blanche (procurador-geral adjunto). Steve Witkoff, copresidente do comité de inauguração de Trump e a sua escolha para enviado para o Médio Oriente, está a desenvolver um resort do outro lado da lagoa em West Palm Beach com o investidor bilionário de origem soviética Len Blavatnik. O apresentador da Fox News, Bret Baier, pagou 37 milhões de dólares por uma mansão de 620 m2 em Palm Beach, em 2023, enquanto Sean Hannity melhorou a sua moradia de 5 milhões de dólares para uma mansão de 23,5 milhões de dólares nas proximidades de Manalapan, em novembro.

Com a expectativa de que Trump volte a visitar a cidade para passar os fins-de-semana na sua “Casa Branca de inverno”, todos, desde os candidatos à administração e os Serviços Secretos dos EUA até aos ricos apolíticos, estão a inundar o mercado à procura de um “pedacinho” para estar mais perto do 47º Presidente dos EUA, ajudando a fazer subir o preço médio de uma casa unifamiliar em 38% em relação ao ano anterior, de acordo com o The Corcoran Group. “No dia a seguir às eleições”, diz a agente imobiliária Dana Koch: “Foi como se alguém tivesse aberto uma torneira”.

“Estão a afluir para o presidente”, diz Hilary Musser, imobiliária de Mar-a-Lago, que recentemente vendeu uma mansão de 929 metros quadrados nas proximidades – com uma piscina no segundo andar e armários em ‘pele de Ferrari’ – por 36 milhões de dólares. Acrescenta o agente imobiliário Christian Angle: “Tem havido uma sensação absoluta de euforia”.

No total, a Forbes encontrou pelo menos 50 bilionários e celebridades, com um valor total de 500 mil milhões de dólares, que têm uma casa no bairro de Trump.

Nem todos são fãs de Trump. Os residentes do condado de Palm Beach (que Trump perdeu em 2016, 2020 e, por pouco, em 2024) há muito que se queixam de encerramentos de estradas e de rusgas de segurança quando Trump está na cidade, e alguns tentaram até impedi-lo de se mudar a tempo inteiro para esta zona, quando Trump deixou o cargo em 2021.

Algumas destas personalidades são doadoras proeminentes do Partido Democrata, como o magnata dos desportos Avram Glazer, o bilionário do setor imobiliário Neil Bluhm, que também são de Palm Beachers, tal como Jeff Greene – o bilionário ex-membro de Mar-a-Lago que gastou cerca de 30 milhões de dólares a tentar ganhar as primárias democratas de 2018 para enfrentar Ron DeSantis para o cargo de governador da Florida.

Aqui estão alguns dos mais notáveis, incluindo o nosso próximo presidente, listados por ordem de valores avaliados ou estimados das suas propriedades em Palm Beach.

Ken Griffin

Valor avaliado: 768 milhões de dólares
O titã bilionário dos fundos de cobertura que doou mais de 100 milhões de dólares aos candidatos republicanos no ciclo de 2024 vive em Miami, mas tem uma grande presença em Palm Beach, onde gastou uns incríveis 500 milhões de dólares a comprar e deitar abaixo mansões perto de Mar-a-Lago para montar uma enorme propriedade de 28 acres, na qual está a construir uma casa para a sua mãe de 77 anos.

Donald Trump

Valor estimado: 342 milhões de dólares

Trump adquiriu Mar-a-Lago – construído pela herdeira de cereais Marjorie Merriweather Post na década de 1920 – por um valor estimado de 10 milhões de dólares em 1985, ou cerca de 30 milhões de dólares ajustados à inflação. Transformou-o num clube de campo cujos membros incluem o patrão dos New York Knicks, James Dolan, o autor James Patterson e o treinador de futebol americano Bill Belichick. Atualmente, com um valor superior a 342 milhões de dólares (já descontados 33 milhões de dólares de dívidas), é a propriedade imobiliária mais valiosa de Trump. Também possui três outras casas nas proximidades, incluindo a mansão de oito quartos da sua falecida irmã Maryanne Trump Barry, do outro lado da rua, comprada por 18,5 milhões de dólares durante a sua primeira presidência.

Nelson Peltz

Valor avaliado: 372 milhões de dólares

O investidor bilionário Nelson Peltz organizou um casamento em Montsorrel – a sua histórica casa de 2300 m2 à beira-mar construída pela irmã de Georgia O’Keeffe – em 2022, quando a sua filha Nicola casou com Brooklyn Beckham, filho da superestrela do futebol David Beckham e da ex-Spice Girl Victoria Beckham. É também o pai orgulhoso por detrás de uma outra ligação: Peltz afirma ter feito de “casamenteiro” entre Trump e o seu novo amigo Musk.

John Paulson

Valor avaliado: 112 milhões de dólares

Famoso por vender hipotecas subprime (investimentos de risco) antes do crash de 2007, o bilionário apostou alto em Trump, incluindo a angariação de uma recolha de fundos de US $ 50.5 milhões para Trump, em abril de 2024 no complexo “ocean-to-lake” (oceano-lago) que ele comprou em 2021 por US $ 110 milhões. Paulson foi apontado como uma possível escolha para secretário do Tesouro, mas desistiu, citando as suas “obrigações financeiras complexas”.

Jeff Greene

Valor avaliado: 100 milhões de dólares

O bilionário do setor imobiliário e dos investimentos – que é um antigo membro de Mar-a-Lago – não apoiou Trump em 2024, mas vê um lado positivo na eleição do republicano, dizendo à Forbes: “Não tenho dúvidas de que ter West Palm Beach nos ecrãs de televisão de todo o mundo só vai ajudar a nossa marca e a nossa cidade”.

Tommy Hilfiger

Valor avaliado: $96 milhões

A Coral House, à beira-mar, do designer de moda Tommy Hilfiger, é um espaço de 1950 metros quadrados digno de constar num álbum de fotografias de mansões de luxo – e ele está a lançar um, Hilfiger Homes, este ano – que ele decorou com estampas florais, esculturas de palmeiras e obras de Warhol e Picasso.

Thomas Peterffy

Valor avaliado: 96 milhões de dólares

Um apoiante relutante de Trump, o bilionário do comércio digital por detrás da Interactive Brokers tem uma casa de 1021 m2 num terreno de 2,4 hectares que comprou por 23 milhões de dólares em 2011. Ele exortou os republicanos a encontrarem um candidato diferente em 2024, mas rapidamente voltou a apoiar Trump, participando numa angariação de fundos em Aspen, Colorado, em agosto, e doando cerca de 15 milhões de dólares aos esforços do Partido Republicano.

Stephen Schwarzman

Valor avaliado: 78 milhões de dólares
Presidente do conselho consultivo empresarial de Trump em 2017, Schwarzman disse inicialmente que não apoiaria o seu amigo de longa data em 2024, mas voltou atrás em maio. O titã bilionário de Wall Street, que co-fundou a Blackstone, com um valor de mercado de 218 mil milhões de dólares, possui uma casa de 15 mil metros quadrados com vista para o Atlântico e para a lagoa de Lake Worth e faz parte da direção da Palm Beach Civic Association.

Rod Stewart

Valor avaliado: $66 milhões

A estrela de rock tem mantido uma mansão amarelo-sol na South Ocean Boulevard desde 1995, colocando-o na órbita de Trump durante anos. “Eu costumava ir à sua festa de Natal e aos bailes que ele organizava, mas a minha mulher disse ‘não’”, declarou Stewart à revista Scottish Field em 2023.

Sylvester Stallone

Valor avaliado: 48 milhões de dólares

Stallone é um dos apoiantes de primeira linga do movimento trumpista “MAGA” (“Make America Great Again”), tendo sido nomeado por Trump um “embaixador especial em Hollywood”. O ator comprou um bloco de mil metros quadrados por US $ 35 milhões em 2020, mas teve um início difícil com os seus vizinhos, que se opuseram ao seu plano de construir uma barreira flutuante em torno da sua propriedade para afastar algas marinhas, lixo – e olhos curiosos. Ele desistiu do plano em dezembro.

Chase Peterson-Withorn/Forbes Internacional

Mais Artigos