Too Good To Go evita desperdício de mais de 400 toneladas de alimentos em 2020

  Presente em todo território nacional, a Too Good To Go, plataforma digital de combate ao desperdício alimentar, encerrou 2020 com a recuperação, em Portugal, de cerca de 400 mil refeições, o que significa, segundo a equipa de gestão da mesma que foi possível evitar o desperdício de mais de 400 toneladas de alimentos, desde…
ebenhack/AP
Considerada a maior plataforma digital do mundo no combate ao desperdício alimentar, espera salvar do desperdício, este ano, nos 15 países em que atua, mais 65 milhões de refeições.
Economia

 

Presente em todo território nacional, a Too Good To Go, plataforma digital de combate ao desperdício alimentar, encerrou 2020 com a recuperação, em Portugal, de cerca de 400 mil refeições, o que significa, segundo a equipa de gestão da mesma que foi possível evitar o desperdício de mais de 400 toneladas de alimentos, desde o seu lançamento no país, em Outubro de 2019.

De acordo com um comunicado a que a FORBES teve acesso, a nível nacional, a Too Good To Go conta com mais de 600 mil utilizadores e cerca de 2.500 estabelecimentos comprometidos, de forma ativa, com a luta contra o desperdício alimentar e as suas consequências ambientais, sociais e económicas.

Desde 2019, grandes marcas como Auchan, Go Natural ou Celeiro, aderiram à app, adaptando as suas operações e implementando o conceito em várias das suas lojas, a nível nacional.

O documento avança ainda também que outros estabelecimentos locais, como os supermercados Meu Super e Intermarché, ou grupos como Musa e Trigo D’Aldeia, assim como cadeias hoteleiras, entre as quais a Pestana e a Mercure, lojas independentes, produtores e fabricantes como a Nestlé, Danone ou Primohorta, entre outros, mostraram-se empenhados em contribuir com um impacto mais positivo nas suas operações, em Portugal.

A gerente nacional dos mercados português e espanhol, Madalena Rugeroni, considera que travar o desperdício alimentar é apontado por vários especialistas ambientais como uma das principais soluções para combater as alterações climáticas. “Graças as refeições que salvámos, através da nossa aplicação, em Portugal já evitámos a emissão de mais de mil toneladas de CO2, o equivalente ao CO2 emitido por cerca de 1.200 voos de Lisboa a Nova Iorque”, refere Madalena Rugeroni.

A responsável indica ainda que o objetivo da plataforma para este ano em Portugal acompanha a intenção e foco de expansão da marca a nível global. “Pretendemos estender e disponibilizar a nossa plataforma a todo o território nacional e ser uma solução prática e acessível ao maior número e diversidade de parceiros da indústria alimentar, por forma a conseguirmos, juntos, salvar o máximo de refeições do desperdício neste ano de 2021.”, aponta.

A expansão nos Estados Unidos

Considerada a maior plataforma do mundo no combate ao desperdício alimentar, a Too Good To Go está a escalar o seu sucesso a nível global com planos de expansão para 2021. A entrada em novas cidades dos EUA, como Washington D.C., Filadélfia e São Francisco é uma aposta para o ano em curso. Atualmente, nos EUA, a app tem operações em Nova York, Boston e Nova Jersey, onde até agora já salvou mais de 85.000 refeições.

“Após o sucesso e recetividade à aplicação em Nova York, Boston e Nova Jersey, expandir para a Costa Leste surge, de forma natural, como o próximo passo para nós”, garante Lucie Basch, co-Fundadora e diretora de Expansão da Too Good To Go.

Nos Estados Unidos, 40% dos alimentos são desperdiçados a cada ano. O objetivo da Too Good To Go é ser capaz de adicionar mais de 8.000 empresas à sua iniciativa, naquele, país e construir uma comunidade de mais de 2 milhões de utilizadores até ao final de 2021.

“Já contamos com uma comunidade de mais de 32 milhões de utilizadores e mais de 70.000 estabelecimentos que aderiram à nossa iniciativa nos 15 países em que estamos presentes. Sabemos que existe interesse e necessidade numa solução como a nossa a nível global. Por isso, trabalhamos diariamente no sentido de tornar a nossa solução acessível a todos em qualquer lugar e, assim, contribuir para os objetivos globais de sustentabilidade de redução do desperdício alimentar e combate às mudanças climáticas”, acrescenta Lucie Basch.

No global, a empresa já evitou o desperdício de mais de 60 milhões de refeições e até 2021 espera salvar mais 65 milhões. A Too Good To Go pretende também gerar 350 novos empregos, que se juntarão aos mais de 800 colaboradores que já fazem parte da plataforma a nível do mundo. A meta é salvar do desperdício mais de 1 bilhão de refeições, até 2024.

A Too Good To Go é uma empresa B Corp, presente em 15 países, que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando as pessoas à uma nova forma de consumo.

Mais Artigos