🗞️ 7 notícias a não esquecer

Cláudia Azevedo, CEO e acionista da Sonae, está mais uma vez na segunda posição da lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Lidera a categoria de Distribuição e Retalho.

Isabel Ferreira Pinto está na oitava posição do ranking de 2024 das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal, e na segunda posição da categoria de Moda, Retalho e Distribuição.
Manuela Medeiros, fundadora e diretora geral da Parfois, está na 10º posição da lista das Mulheres Mais Poderosas nos Negócios, e em terceiro lugar na categoria de Moda, Distribuição e Retalho.

Beatriz Vila Nova Carneiro, acionista e administradora da Cofemel, dona da Tiffosi, está em quarta posição na categoria de Moda, Distribuição e Retalho da lista das Mais Poderosas nos Negócios.

Cinemas, supermercados, lojas de conveniência, escritórios: dos mil pontos de venda autónomos na Europa que a portuguesa Sensei vai montar até 2026, uma centena serão implementados em Portugal.

A Forbes Portugal abriu as candidaturas para a 3ª edição da lista 30 Under 30. Esta lista destaca os mais brilhantes game changers de até 30 anos que revolucionam os negócios e transformam o mundo de forma ousada e criativa. Saiba como se candidatar.

Com uma fortuna avaliada agora em 267,4 mil milhões de dólares, Elon Musk destrona Bernard Arnault no topo da lista da Forbes com os excelentes resultados da Tesla, que ficaram acima das expectativas.
🧐 A frase da semana

A Inteligência Artificial Generativa dá uma oportunidade a Portugal de aumentar a produtividade, de acordo com uma análise da McKinsey. Mas para isso, mais do que investir em tecnologia, será preciso investir as pessoas. Segundo os cálculos da consultora, por cada euro investido em IA terá de haver 3 euros investidos na adoção da tecnologia pelas pessoas para que se criam condições para esta mudança: “O grosso do investimento a fazer está na adoção da tecnologia, ou seja, nas pessoas”, aponta Duarte Begonha, Sócio Sénior.
✔️ O positivo

A Federação Portuguesa de Futebol, a Visa e o Banco BPI anunciaram o lançamento de um novo programa que prepara as futebolistas portuguesas para a transição da vida dentro das quatro linhas para o que vem depois das suas trajetórias desportivas. O nome do projeto é ‘The Second Half’ (a segunda parte).
❌ O negativo
A Direção-Geral do Consumidor instaurou dois processos de contraordenação contra “duas grandes cadeias de ginásios” devido à utilização de “cláusulas absolutamente proibidas” nos respetivos contratos. A Direção-Geral do Consumidor explica que cláusulas são estas, mas lamenta-se que não tenha dito que empresas são essas, precisamente, para defesa do consumidor.
📖 A LER

“Patriota” é o livro de memórias de Alexei Navalny, lançado mundialmente esta semana. Parcialmente escrito na prisão, é o derradeiro testemunho do mais mediático opositor de Putin. Está editado em português pela Ideias de Ler.
📻 A OUVIR

Para celebrar os 60 anos da marca, a Bose lançou um estudo sobre o impacto da música na vida das pessoas.
🎥 A VER
Exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, intitulada “Transcending the Domestic”, vai inaugurar, no dia 27 de outubro, a programação do primeiro museu de arte contemporânea de Malta
🍲 A SABOREAR

Tóquio continua a ser a cidade com mais estrelas Michelin, com um total de 170 restaurantes reconhecidos em 2025 pelo prestigiado guia gastronómico, menos 13 do que no ano anterior.
Bom fim de semana!!