O antigo presidente Donald Trump afirmou que a multidão que se juntou para ver a vice-presidente Kamala Harris chegar a um aeroporto do Michigan para um comício de campanha era “falsa”, insistindo que a sua campanha utilizou inteligência artificial (IA) para mascarar o facto de que “não estava lá ninguém”. Uma afirmação desmentida por imagens, vídeos e relatos do evento.
Numa publicação no Truth Social, Trump disse que “não havia ninguém lá” quando Harris chegou ao aeroporto na semana passada e que ela “fez batota no aeroporto”, compartilhando uma imagem de apoiantes a receber o seu avião que ele alegou ter sido gerada por IA, repetindo uma alegação que tem circulado nas redes sociais nos últimos dias.
Não há provas de que a imagem que Trump partilhou tenha sido manipulada: A campanha de Harris disse à Forbes que a foto foi tirada por um funcionário da campanha no comício e não foi alterada usando inteligência artificial. A campanha também disse num tweet que é uma “foto real”.
A afirmação de Trump de que “ninguém” esteve no evento de Harris é também contrariada por fotografias, vídeos e relatórios de agências noticiosas independentes: Pelo menos um órgão de comunicação social local e a Associated Press estimaram que o comício – que teve lugar no aeroporto – contou com a presença de cerca de 15 mil pessoas.
Vários meios de comunicação social – incluindo o Detroit Free Press, o MLive, o Detroit News, a AP e a Getty Images – partilharam fotografias ou galerias do comício que mostram uma grande multidão a apoiar Harris e o seu companheiro de candidatura, o governador do Minnesota, Tim Walz.
Há também imagens de vídeo de vários ângulos de Harris e Walz a chegarem ao comício e a desembarcarem do avião perante uma multidão que aplaudia, imagens essas que foram captadas pela NBC News e transmitidas pela PBS e pela C-SPAN.
(Com Forbes Internacional/Molly Bohannon)