Trump diz que “adoraria” concorrer contra Obama para um terceiro mandato

O Presidente dos EUA Donald Trump disse que “adoraria” concorrer contra o antigo Presidente Barack Obama para um terceiro mandato, se a oportunidade se apresentasse. Um comentário feito na Sala Oval, apenas um dia depois de Trump ter dito à NBC News que “não está a brincar” sobre a possibilidade de procurar um terceiro mandato.…
ebenhack/AP
“Seria uma boa ideia, gostaria muito”, disse Donald Trump sobre uma situação hipotética em que concorresse contra Barack Obama para um terceiro mandato.
Líderes

O Presidente dos EUA Donald Trump disse que “adoraria” concorrer contra o antigo Presidente Barack Obama para um terceiro mandato, se a oportunidade se apresentasse. Um comentário feito na Sala Oval, apenas um dia depois de Trump ter dito à NBC News que “não está a brincar” sobre a possibilidade de procurar um terceiro mandato.

Quando questionado sobre a possibilidade de Trump concorrer a um terceiro mandato e de os democratas nomearem Obama para concorrer contra ele, Trump disse: “Adoraria. Adoraria. Seria uma boa ideia, gostaria muito”.

Trump acrescentou rapidamente que “nunca pensou” em candidatar-se a um terceiro mandato, dizendo: “Dizem que há uma forma de o fazer, mas não sei se é possível. Quero fazer um trabalho fantástico, temos quatro anos, mais ou menos”.

A 22.ª Emenda da Constituição norte-americana estabelece que “nenhuma pessoa pode ser eleita para o cargo de Presidente mais do que duas vezes”, embora Trump e os seus aliados tenham sugerido que há formas de contornar a regra.

Pelo menos um republicano, o deputado Andy Ogles, já propôs mudar a Constituição para que Trump pudesse concorrer a um terceiro mandato, e outros aliados de Trump sugeriram que existem lacunas legais. O ex-conselheiro da Casa Branca Steve Bannon disse que acredita que Trump “concorrerá e vencerá novamente em 2028”, acrescentando: “veremos qual é a definição de limite de mandato”. Bannon também sugeriu que a Constituição só impede que alguém cumpra mais de dois mandatos consecutivos, informou o The New York Times, embora isso não esteja realmente especificado no texto.

Obama brincou com a possibilidade de se candidatar a um terceiro mandato em 2015. Num discurso perante a União Africana, Obama brincou dizendo que acreditava que poderia ganhar um terceiro mandato se se candidatasse novamente, mas disse que não lhe era permitido – “a lei é a lei”, afirmou – e que estava ansioso por passar tempo com a sua família e servir de outras formas, informou o The Wall Street Journal. Também brincou sobre a possibilidade no “The Late Show With Stephen Colbert” em 2020, dizendo: “Se eu pudesse fazer um acordo onde eu tivesse um substituto, um homem ou mulher a dar a cara, e eles tivessem um auricular e eu estivesse apenas na minha cave de fato de treino a olhar para as coisas, então eu poderia meio que entregar as falas … Eu ficaria bem com isso”.

(Com Forbes Internacional/Molly Bohannon)

Mais Artigos