Donald Trump, o Presidente dos EUA, disse, na passada quarta-feira, que acha que o governo devia “assumir o controlo” e gerir Washington, fazendo eco do sentimento de alguns membros do partido republicano que têm defendido legislação para revogar o governo local da capital norte-americana e colocá-la de novo sob controlo federal direto.
Falando aos jornalistas a bordo do Air Force One, Trump disse: “Acho que devíamos tomar conta de Washington, torná-la segura… devíamos governar o Distrito de Columbia”.
O Presidente norte-americano disse que o governo da cidade não estava “a fazer o trabalho”, acrescentando que a cidade tem um “grande departamento de polícia” que não está a ser “utilizado corretamente”.
Trump afirmou que havia “demasiado crime” na cidade e acrescentou que “há pessoas a serem mortas, pessoas a serem feridas”. Também se queixou dos acampamentos de pessoas sem abrigo, dizendo que havia “demasiados graffitis, demasiadas tendas nos relvados… sem abrigo por todo o lado”.
O presidente argumentou que as questões que apontou devem ser tratadas rapidamente, uma vez que líderes estrangeiros como o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o líder chinês Xi Jinping estão “a chegar” e “não podem ter tendas por todas as vossas belas e outrora magníficas praças, relvados e tudo”.
Apesar de criticar o governo da cidade, Trump disse que gostava da presidente da câmara Muriel Bowser, que é democrata, e acrescentou: “dou-me muito bem com a presidente da câmara”.
(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)