A UNICRE, instituição especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e soluções de pagamentos, em parceria com a “Parcela Já”, acaba de lançar a primeira solução para parcelamento do pagamento das compras para óticas, hotéis, oficinas, farmácias, clínicas e veterinários, entre outros setores de atividade.
Esta parceria dá aos consumidores a possibilidade de, com cartão de crédito ou de débito, parcelar o pagamento das compras diretamente no Terminal de Pagamento Automático (TPA).
“Com esta novidade, a instituição financeira reforça a sua estratégia de apoiar a digitalização do processo de pagamentos dos negócios, enquanto disponibiliza às famílias uma solução que permite efetuar pagamentos de compras em prestações em loja física, seja com o seu cartão de débito ou crédito”, apontam as instituições em comunicado.
Sendo uma das grandes tendências do retalho a nível mundial, a disponibilização da solução “compre agora, pague depois” (Buy Now, Pay Later) nos TPA’s “irá revolucionar os pagamentos em Portugal”, consideram os dois organismos que lançam esta modalidade.
Como funciona?
A partir de agora, os consumidores vão poder efetuar pagamentos entre duas a seis prestações mensais sem juros, diretamente no estabelecimento, sem que isso represente um encargo financeiro para o consumidor.
Para isso, o retalhista apenas terá de ter ao seu dispor um terminal REDUNIQ Smart para que, na altura do pagamento, o consumidor possa selecionar o número de parcelas em que pretende pagar, sendo a prestação mínima de 20€. Este terminal pode ainda ser usado para receber qualquer outro pagamento digital com Mbway, Multibanco, Visa, Mastercard, Apple Pay, Google Pay, entre outros, permitindo ao comerciante ter apenas um TPA moderno e multifuncional com benefícios imediatos.
Até ao final do ano, esta solução será disponibilizada também para as lojas online.
De acordo com Luís Gama, Chief Marketing Officer da UNICRE, esta solução surge alinhada com o propósito da UNICRE de “ligar pessoas, empresas e tecnologia, proporcionando experiências de pagamento únicas, permitindo liderar as melhores práticas dos meios de pagamento e dar resposta às atuais necessidades dos consumidores. Numa economia ainda muito impactada pela inflação, com o aumento generalizado dos preços, sentimos que os portugueses têm vindo a recorrer, com maior regularidade, ao pagamento a prestações para fazer as suas compras. Tendo em conta esta necessidade, e até urgência, era fundamental trazermos esta solução também para as lojas físicas, seja para facilitar a aquisição de bens e serviços, seja para dar resposta a uma despesa inesperada. Até ao final do ano, esta solução será disponibilizada também para as lojas online”.
Com a disponibilização desta solução diretamente no ponto de venda, a expectativa é que os comerciantes possam aumentar a faturação e o valor médio das vendas. “Além de que, de uma forma simples e, acima de tudo segura, vão receber diariamente o pagamento do valor total das operações aprovadas, deduzido apenas do valor do serviço”, aponta a UNICRE.