VW Autoeuropa paga 95% dos salários durante o lay-off

Depois de dois dias de negociações a administração da VW Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores chegaram a um entendimento quanto aos moldes em que será aplicado o lay-off durante a paragem de produção devido à falta de componentes disponibilizados por um fornecedor da Eslovénia e que foi afetado pelas cheias de agosto. Feitas as…
ebenhack/AP
Para minimizar o impacto da paragem de produção e o lay-off a administração da Autoeuropa irá pagar 95% dos salários. A empresa garante reduzir o tempo de paragem se o abastecimento voltar ao normal.
Economia Negócios

Depois de dois dias de negociações a administração da VW Autoeuropa e a Comissão de Trabalhadores chegaram a um entendimento quanto aos moldes em que será aplicado o lay-off durante a paragem de produção devido à falta de componentes disponibilizados por um fornecedor da Eslovénia e que foi afetado pelas cheias de agosto. Feitas as contas, a Comissão de Trabalhadores revela que os colaboradores da fábrica de Palmela asseguram 95% do salário durante as nove semanas de paragem da produção.

Nos termos do acordo, e para minorar o impacto desta medida para os colaboradores, a fabricante automóvel garante o pagamento de 95% dos salários. Em comunicado a Autoeuropa explica que, para calcular este valor, há que ter em conta a soma entre 80% do salário (com o subsidio de turno incluído) pago durante os dois meses de lay-off – entre 11 de setembro e 12 de novembro – mais um complemento de 15% que resulta da aplicação do regime de “downdays “, em que o salário é pago na totalidade.

Neste âmbito, a empresa atribui um total de seis downdays (dias não trabalhados) com aplicação individual proporcional durante o período de lay-off. Feitas as contas, os trabalhadores poderão ter mais seis downdays que, a serem usados, serão pagos a 100%.

Recorde-se que a lei de lay-off prevê que os trabalhadores apenas recebam 66% do salário.

Fica também garantido o pagamento do prémio mensal de assiduidade sem se aplicar critérios de absentismo durante o período em que vigora o lay-off.

A VW Autoeuropa refere que este acordo tem como objetivo “responder à necessidade da manutenção da liquidez financeira dos colaboradores”, durante o período de paragem de produção e implementação do lay-off.

Apesar do atual cenário, a empresa salienta que está a acompanhar a evolução da situação, com o apoio das equipas de compras e aprovisionamento e logística do Grupo Volkswagen, com a meta de reduzir o período de paragem de produção. “Na possibilidade da antecipação da normalização do fluxo da cadeia de abastecimento, a produção na fábrica de Palmela será retomada com a maior brevidade possível”, pode ler-se no comunicado da fabricante do modelo VW T-Roc.

Mais Artigos